Polemic is in the air! In consulting projects and workshops, I am always asked: “JP: don’t the Agile Coach end up doing the same job as HRBP?” It is the topic we are going to address in this text.

The HR area has been through a great transformation, migrating basically from making rules, policies and procedures to becoming a facilitator of companies’ transformation, high performance and workers’ happiness. We have already talked about it here. (LINK) One of the professionals deeply involved in this transformation is the HR Business Partner.

The role of Business Partner was created in the 80s…


The Agile has been adopted to potentialize the value delivery to the clients. More and more organizations are becoming what we call Agile Organizations and their transformation includes a renewal of what we traditionally understand as Human Resources.

I have built consulting projects and guided HR professionals from several companies through their transformation to agile work. I work spreading knowledge and insights about Agile HR through Agile HR Manifesto, created in 2017 by a group of HR professionals from all over the world, being one of them Josh Bersin, Deloitte founder.

This manifest helps to explain what the human capital…


Talking to HR professionals from several segments of the market, I realize that many teams face the same problems and share the need to modernize, deliver more value and digitalize their processes, many times extremely dependent on manual work. And in order to make it happen, one thing is certain: the HR urgently needs to understand what Agile is and how it can guide the organization transformation that becomes more and more necessary. …


Em conversas com profissionais de RH, de diversos segmentos do mercado, percebo que muitas equipes enfrentam os mesmos problemas e compartilham do anseio de modernizar, entregar mais valor ao negócio e digitalizar seus processos, muitas vezes extremamente dependentes do trabalho manual. E para que isso possa acontecer, um fato é certo: o RH precisa urgentemente entender o que é o Ágil e como ele pode orientar a transformação organizacional que se faz cada vez mais necessária. …


Polêmica no ar! Em projetos de consultoria e nos treinamentos sempre ouço a pergunta: “JP: o Agile Coach não acaba fazendo o trabalho do BP?” É sobre isso que vamos conversar um pouco nesse texto.

A área de Gestão de Pessoas vem passando por uma profunda transformação, saindo basicamente de criar normas, políticas e procedimentos para ser um grande facilitador da transformação das organizações, do alto desempenho e felicidade dos colaboradores. Já falamos sobre isso neste texto. E um dos profissionais que está muito envolvido nessa transformação é o Business Partner.

A função de Business Partner foi criada nos anos…


Nossa forma de trabalhar já mudou completamente em relação a alguns anos. Na medida em que diversos sistemas estão deixando de depender fisicamente da estrutura da empresa e começam a se instalar na nuvem, as barreiras entre trabalho e vida pessoal se dissolvem de forma irreversível. Mobilidade, agilidade, automação e inteligência artificial são algumas das palavras que passaram a habitar o nosso dicionário corporativo. E elas estão mudando as rotinas de trabalho nas organizações e a forma de se fazer gestão de pessoas.

É preciso admitir que, do ponto de vista tecnológico, o RH está atrasado. Em nosso dia a…


No ano de 2001, profissionais de áreas de desenvolvimento de tecnologias se reuniram para discutir os sucessos e fracassos de seus projetos. Como resultado desse encontro, produziram o chamado Manifesto Ágil com quatro valores e doze princípios que poderiam ser aplicados para melhorar o resultado na condução de seus projetos.

Nos últimos anos os princípios do manifesto provocaram impacto no desenvolvimento de tecnologia, construção de equipes e na cultura de diversas organizações, que perceberam a importância de uma construção coletiva, muito mais colaborativa, interativa e respondendo rápido a mudanças. …


Somos protagonistas de uma nova revolução industrial, na qual avanços como a Internet das Coisas, as mídias digitais, as novas tecnologias de armazenamento, o Blockchain e a Computação Cognitiva abrem novas vias para a eficiência e inovação empresarial. Esta onda de inovação tem sido chamada de 4ª Revolução Industrial, devido ao impacto de transformação em todos os níveis que conhecemos hoje.

O modelo de startup permite que uma nova ideia se transforme em um novo produto de forma muito rápida. Empresas como Netflix, Uber, AirBnB e Spotify revolucionaram suas industrias, criando e conquistando novos mercados que as empresas tradicionais até…


O psiquiatra americano William Glasser aplicou a sua Teoria da Escolha para a educação. De acordo com Glasser, o professor é um guia para o aluno e não um chefe. Ele explica que “não se deve trabalhar apenas como memorização, porque a maioria dos alunos esquecem os conceitos após a aula.” Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.

Em seus estudos, Glasser explica também o grau de aprendizagem de acordo com a técnica que é utilizada em sala. Ele explica esse conceito em sua Pirâmide de Aprendizagem.

Data: 7 de setembro de 2016Autor…


Não raramente ouvimos em rodas de conversas que a sala de aula é um espaço do professor, do consultor ou do palestrante, onde eles devem ter o total domínio do espaço, do tema e dos aprendizes. Essa mentalidade, por muitos anos vem sendo assim: existe um especialista que detém todo o conhecimento e é responsável por transmitir esse conhecimento, tomando frente do processo de aprendizado. Do receptor da mensagem, sejam eles alunos ou colaboradores das empresas, espera-se que possam ser guiados por esses professores, cumprindo as atividades e tarefas e absorvendo todo o conteúdo que é transmitido.

Isso é o…

João Paulo Coutinho

RH Ágil | Agile HR | Facilitador de Treinamentos. Como bom mineiro, fã de uma prosa, de estar com gente e ajudar as pessoas a encontrar o seu propósito!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store